Problemas


O que pode ocasionar problemas na pintura de uma parede? Boa parte dos problemas são causados pela retenção de umidade pela superfície, principalmente superfícies novas. Por isso é recomendado esperar o tempo total de secagem da superfície para evitar problemas como bolhas, manchas ou descascamento da pintura. 

A aplicação de produtos de errados ou de forma inadequada também contribuem para o surgimento de problemas na pintura. 

Bolhas

Caso apareça bolhas pela parede, a correção da superfície deve ser feita da seguinte forma:

- remoção de todas as bolhas e partes soltas através de lixa, espátula e escova de aço. Pode ser utilizado também o hidrojateamento.

- após a secagem da superfície, aplicar uma demão de Fundo Preparador de Parede para juntar as partículas soltas que sobraram na parede e que podem dificultar a aderência da tinta.

- aplicar Massa Acrílica (área externa e molhável) ou Massa Corrida (áreas internas e não molháveis) e pintar.

Desagregamento

Trata-se do esfarelamento da pintura destacando-se da da parede juntamento com partes do reboco.Isso acontece quando a tinta é aplicado antes da curagem total do reboco. Por isso aconselha-se aplicação de tinta só depois da curagem total de 28 dias do reboco.

Para solucionar o problema deve-se raspar a superfície toda, corrigir as imperfeições profundas com reboco e na sequencia passar um Fundo Preparador de Paredes.

Descascamento

É ocasionado  por falta de aderência da tinta devida a presença de pó na superfície durante a aplicação da mesma, falta de diluição da tinta ou uso de massa de baixa qualidade.

No caso de pintura sobre caiação, a possibilidade de descascamento é alto e pode acontecer rapidamente, por isso recomenda-se antes da aplicação da tinta, passar uma demão de Fundo Preparador de Paredes para juntar as partículas soltas para ai sim aplicar o acabamento.

Lembramos também, que uma aplicação correta de tinta requer duas demãos e é importantíssimo uma aplicação e diluição correta da 1ª demão pois a mesma se diluída de forma errada também pode causar descascamento da parede.

Para corrigir o problema, deve-se raspar ou escovar a superfície até retirar as partes soltas ou mal-aderidas e passar uma demão de Fundo Preparador de Paredes para posteriormente aplicar a tinta.

Manchas

Podem ocorrer se a tinta for aplicada sobre reboco sem curagem total. Por isso para aplicar a tinta, é necessário esperar 28 dias para a secagem total do reboco.

Enrugamento

Ocorre quando há aplicação excessiva do produto, quando o mesmo entra em contato com temperaturas muito altas ou quando a tinta a diluído com produtos diferentes do recomendado.

A correção dever ser feita através da remoção da tinta da área que está enrugada com removedor apropriado, fazer a limpeza da área com thinner ou águarras e aplicar novamente a tinta.

Mofo

O mofo é um dos problemas que mais incomodam e que podem trazer malefícios à saúde. O mofo são manchas que se formam na parede através da proliferação de fungos que surgem em ambientes umidos, quentes, mal ventilados e ilumidados.

Para eliminar esse problema das paredes, segundo o site das Tintas Suvinil recomenda-se:

- Lavar toda a área afetada com escova de nylon ou pano e uma solução de água e hipoclorito de sódio (cloro) na proporção de 1:1, esta solução pode ser substituída por água sanitária;
- Deixar a solução agir por aproximadamente 15 minutos;
- Lavar com água a fim de eliminar vestígios de cloro;
- Deixar secar e repintar.

Tricas

As tricas aparecem devido a movimentações da estrutura da casa. Para que essas movimentações não alterem no acabamento (tinta) é preciso seguir alguns passos recomendados pelas Tintas Suvinil:

A presença de trincas na superfície propicia a infiltração de umidade para o interior do substrato, acelerando a degradação tanto do substrato como da pintura (manchas, bolhas, descascamentos, etc), assim é fundamental o correto tratamento dessa patologia a fim de garantir uma maior durabilidade da pintura. A trinca possui uma ação dinâmica, ou seja, sua espessura altera conforme a movimentação da estrutura ou variação de temperatura, portanto o tratamento de trinca necessariamente precisa de um sistema flexível que absorva essas variações e isole o acabamento (pintura), não permitindo o reaparecimento da trinca. Segue abaixo o procedimento: 

- Abrir a trinca com ferramenta especial ("abretrinca") ou espátula de aço, em forma de "V", com 1,0cm de largura por 1,0cm de profundidade (ver foto abaixo); 

- Remover toda a pintura e parte superficial do reboco (1 a 2 mm) numa faixa de 10 a 20 cm de largura (conforme largura da tela), sendo que o eixo da trinca deve ficar sempre no centro (vide foto abaixo);
1.3 Remover todo o pó da trinca aberta e das faixas laterais;

- Aplicar na trinca e faixas laterais uma demão de Suvinil Fundo Preparador para Paredes base água diluído com 10% de água limpa. Utilizar uma trincha para aplicação. Aguardar 4 horas para secagem;

- Preencher a trinca aberta com Suvinil Selatrinca, utilizando uma espátula ou aplicador. Aplicar apenas no veio da trinca, preservando-se as faixas laterais. Aguardar intervalo de 48 horas para secagem;

- Aplicar a segunda demão do Suvinil Selatrinca sobre a trinca, da mesma forma que no item anterior. Aguardar 24 horas para secagem;

- Aplicar sobre a trinca, e nas faixas laterais, o Suvinil Suviflex, diluído com 10% de água. Esta aplicação pode ser feita com trincha ou brocha. Aguardar intervalo de 4 horas para secagem; 

- Aplicar segunda demão do Suvinil Suviflex da mesma forma do item anterior. Nesta etapa deve ser fixada, intercalada por camadas do Suviflex, a Tela de Poliéster (10 a 20 cm de largura), sobre toda a faixa em recuperação. Aguardar intervalo de 4 horas para secagem;