Paredes





Afinal, como se pinta uma parede?
Com a melhora dos equipamentos e produtos, pintar uma parede se tornou algo mais fácil do que há anos atrás, hoje um leigo consegue pintar uma parede, mas é claro, para um resultado de qualidade é sempre bom ter o serviço feito por um profissional. 

Abaixo todo o passo a passo de como se pintar uma parede.

Antes de começar você precisa verificar alguns pontos que podem fazer a pintura dar errado. 
Texto do site das Tintas Suvinil

Partes soltas ou mal-aderidas

Devem ser eliminadas raspando, lixando ou escovando a superfície. 


Manchas de gordura ou graxa Devem ser eliminadas com solução de água e detergente. Em seguida, enxaguar e aguardar a secagem. 


Partes Mofadadas Devem ser eliminadas lavando a superfície com água sanitária. Em seguida, enxaguar e aguardar a secagem.

Imperfeições Profundas no cimento/reboco Devem ser corrigidas com argamassa de cimento: areia média, traço 1:3 (aguardar cura por 28 dias, no mínimo). 

Reboco Novo Aguardar a secagem e cura (28 dias, no mínimo).

Concreto Novo Aguardar a secagem e cura (28 dias, no mínimo). Aplicar uma demão de Suvinil Fundo Preparador para Paredes base d'água. 

Reboco Fraco Aguardar a secagem e cura (28 dias no mínimo). Aplicar uma demão de Fundo Preparador para Paredes base d'água. 

Superfície altamente absorvente (gesso, fibrocimento e tijolo) Aplicar uma demão de Fundo Preparador para Paredes base d'água. 

Superfície caiadas e superfícies com partículas soltas ou mal-aderidas 

Raspar e/ou escovar a superfície eliminando as partes soltas. Aplicar uma demão de  Fundo Preparador para Paredes base d'água. 


Superfícies de baixa aderência (azulejos, cerâmica vitrificada, cimento queimado, pastilhas, etc) Aplicar  Esmalte Epóxi, conforme indicações na sua embalagem. 

As imperfeições rasas da superfície devem ser corrigidas com: Massa Acrílica (reboco externo e interno) e  Massa Corrida (reboco interno). 

Repinturas: Eliminar qualquer espécie de brilho, usando lixa de grana 360/400.





Os materiais que você vai utilizar são:

- rolo de lã de carneiro
- lixa
- desempenadeira
- pano úmido
- massa corrida (para ambiente internos)
- massa acrílica (para ambientes externos)
- selador acrílico
- Tinta


1º passo: lixe a superfície, no caso a parede, e passe um pano úmido para retirar o excesso de poeira que ficou na hora do lixamento. A grana da lixa vai depender do estado da parede. 

2º passo: Utilizando um rolo de lã de carneiro, aplicar 1 demão de Selador Acrílico. O selador serve para selar e uniformizar a absorção da tinta pela superfície. Se necessário aplicar 2 demãos para obter melhor resultado.


3º passo: Aplicar massa corrida (internamente) ou massa acrílica (externamente) para corrigir imperfeições e deixar a superfície nivelada. Após secar, lixar e com uma pano úmido retirar a poeira. Pode-se aplicar novamente 1 demão de Selador Acrílico para melhor o rendimento da tinta a ser aplicada.


4º passo: Também com um rolo de lã de carneiro, aplicar a tinta respeitando o intervalo entre as demãos. Lembrando que  para uma acabamento correto é necessário pelo menos 2 demãos de tinta, principalmente para o resultado em relação a cor desejada.